A Chave da Maturidade Emocional Está Nesta Escolha Simples

Culpa olha para trás. Responsabilidade olha para frente. Muitas vezes nos vemos presos em sentimentos de culpa, revivendo erros e mágoas do passado. No entanto, a culpa sempre remonta ao passado, enquanto a responsabilidade tem os olhos voltados para o futuro.

Ser responsável é assumir o controle dos próprios pensamentos e atitudes. É agir com consciência, maturidade e fé, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis.

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.” Filipenses 3:13

Foto de Hadija na Unsplash

A escolha de como reagir está em suas mãos!

Não permita que a atitude dos outros dite quem você é. Saiba da sua identidade em Cristo. Saiba quem você é, na bíblia encontramos respostas de quem somos em Cristo, comece a lê a bíblia. Quando você sabe quem é, e entende que não adianta se culpar e nem culpar os outros, a pergunta que devemos fazer não é: “De quem é a culpa?”, mas sim:

O que podemos fazer?

Essa é a pergunta que transforma!

  • A pessoa irresponsável procura um culpado.
  • A pessoa responsável busca soluções.

“Como podemos resolver isso juntos?”
“De que forma podemos aprender com essa situação?”
“Vamos encontrar uma saída.

A bíblia diz:

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.”
Provérbios 15:1

Muitos carregam raiva, tristeza, vergonha, culpa e ressentimento por anos. Mas emoções negativas são como sementes: o que você alimenta, cresce. O que você deixa de cultivar, morre.

Foto de MART PRODUCTION: https://www.pexels.com

Se não alimentarmos mágoas, ressentimentos, autocomiseração ou culpa, elas perdem força. Mas se continuarmos regando esses sentimentos com pensamentos ruins, eles se tornarão árvores frutíferas de dor e amargura. Têm um versículo na bíblia que diz: 

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida.” Provérbios 4:23

Diga para si: Sou responsável.

Mesmo quando a dor bater à porta, mesmo quando as palavras forem duras e injustas, repita:

“Não importa o que dizem de mim ou o que fazem contra mim — eu sou uma pessoa valiosa e importante.”

Foto de Atahan Demir: https://www.pexels.com

Essa afirmação não é orgulho, é identidade. Você é filho(a) de Deus. Sua identidade não depende da opinião dos outros nem dos erros do passado. Por isso, quando tiver problemas, situações difíceis, não coloque a culpa nos outros, e nem se culpe, Jesus já carregou na cruz suas culpas, na bíblia diz:

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; que tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz.” — Colossense 2.13-14

Faça uma escolha consciente hoje:

  • Alimente a fé, a paz, o perdão e a esperança.
  • Deixe morrer a culpa, o ressentimento e a autopiedade.
Foto de Tima Miroshnichenko: https://www.pexels.com

Você é responsável por si, pelos seus pensamentos e por suas decisões. E com Deus ao seu lado, você pode vencer qualquer desafio. 


Descubra mais sobre Reflexões de Encorajamento

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑