Culpa olha para trás. Responsabilidade olha para frente. Muitas vezes nos vemos presos em sentimentos de culpa, revivendo erros e mágoas do passado. No entanto, a culpa sempre remonta ao passado, enquanto a responsabilidade tem os olhos voltados para o futuro.
Ser responsável é assumir o controle dos próprios pensamentos e atitudes. É agir com consciência, maturidade e fé, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis.
“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.” Filipenses 3:13
A escolha de como reagir está em suas mãos!
Não permita que a atitude dos outros dite quem você é. Saiba da sua identidade em Cristo. Saiba quem você é, na bíblia encontramos respostas de quem somos em Cristo, comece a lê a bíblia. Quando você sabe quem é, e entende que não adianta se culpar e nem culpar os outros, a pergunta que devemos fazer não é: “De quem é a culpa?”, mas sim:
O que podemos fazer?
Essa é a pergunta que transforma!
- A pessoa irresponsável procura um culpado.
- A pessoa responsável busca soluções.
“Como podemos resolver isso juntos?”
“De que forma podemos aprender com essa situação?”
“Vamos encontrar uma saída.
A bíblia diz:
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.”
Provérbios 15:1
Muitos carregam raiva, tristeza, vergonha, culpa e ressentimento por anos. Mas emoções negativas são como sementes: o que você alimenta, cresce. O que você deixa de cultivar, morre.

Se não alimentarmos mágoas, ressentimentos, autocomiseração ou culpa, elas perdem força. Mas se continuarmos regando esses sentimentos com pensamentos ruins, eles se tornarão árvores frutíferas de dor e amargura. Têm um versículo na bíblia que diz:
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida.” Provérbios 4:23
Diga para si: Sou responsável.
Mesmo quando a dor bater à porta, mesmo quando as palavras forem duras e injustas, repita:
“Não importa o que dizem de mim ou o que fazem contra mim — eu sou uma pessoa valiosa e importante.”

Essa afirmação não é orgulho, é identidade. Você é filho(a) de Deus. Sua identidade não depende da opinião dos outros nem dos erros do passado. Por isso, quando tiver problemas, situações difíceis, não coloque a culpa nos outros, e nem se culpe, Jesus já carregou na cruz suas culpas, na bíblia diz:
“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; que tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz.” — Colossense 2.13-14
Faça uma escolha consciente hoje:
- Alimente a fé, a paz, o perdão e a esperança.
- Deixe morrer a culpa, o ressentimento e a autopiedade.

Você é responsável por si, pelos seus pensamentos e por suas decisões. E com Deus ao seu lado, você pode vencer qualquer desafio.
Descubra mais sobre Reflexões de Encorajamento
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Deixe um comentário