“Responsabilize-se por vida, aceite o desafio de usar sabiamente o livre-arbítrio que Deus lhe deu e vá em frente. sua vida e suas realizações esperam por você. “
Paula Vieira – Livro: O poder da autorresponsabilidade

Algo importante para aprender com autorresponsabilidade: aprenda a não colocar a culpa nas pessoas, autoridades e nem em Deus.
Mas ao contrário de culpar tudo e todos, ter autorresponsabilidade significa: ser responsável por suas atitudes, ou seja, estar consciente dos seus atos, e isso é muito importante.
Se conscientize de que a vida é sua, e de que Deus te deu o livre-arbítrio. Tenha coragem de aceitar esse desafio.
Você quer realizar-se na vida? Não se coloque como vítima, mesmo que o outro estiver errado e você certo, não cai na cilada da autopiedade ou autocomiseração, mas mostre confiança, acredite em você.
Livre – arbítrio
Se errou assuma com humildade e responsabilidade que errou. Tome as rédeas da sua vida seja o diretor da sua história, para que no futuro conte historias de si e que as pessoas também digam que você se responsabilizou por suas ações, e venceu esse momento difícil.
Não se culpe, pois, Jesus levou-as na cruz, e ele te deu o livre-arbítrio porque te libertou das culpabilidades e acusações. Ele deseja que seja responsável e assuma que você não é perfeito, mas Deus é.
O senhor Jesus te ajuda a ser autorresponsável, mas não te obriga, você precisa decidir e Ele almeja que você se realize em todas as áreas da sua vida. Acredite!