“Qual a diferença, então, entre o elogio e a bajulação? É simples. Aquele é sincero e essa é falsa. O primeiro vem do coração; a segunda, da boca para fora. Um é altruísta; e a outra é egoísta. Elogio é universalmente admirado; a bajulação, universalmente condenada”.
Dale Carnegie Livro: Como desfrutar sua vida e seu trabalho

Reflexão: Quando se fala de elogio algumas pessoas, ficam com certo receio de pensar que elogiar ou receber elogio é algo ruim.
Tudo por não saber elogiar, e outros não sabem receber elogio, pensam ser elogio, mas é bajulação, isso sim, é algo ruim.
Algumas instituições não têm costume de elogiar os seus colaboradores ou funcionários se faz algo bem feito, devido à preocupação de não incentivar a pessoa se orgulhar, e acreditam que se a pessoa faz correto fez apenas o seu dever, e se são elogiados são por trás e não é dito diretamente ao colaborador.
Entenda não é pecado receber e oferecer elogios as pessoas, se é feito de maneira honesta e sincera.
O autor diz em outro trecho que receber somente critica da parte dos seus superiores mata, ambições de crescer ou se realizar de um funcionário, ele diz: — “Se gosto de algo, sou sincero na aprovação e generoso no meu elogio”, ou seja, elogiar aumenta autoestima e incentiva as pessoas.
Pecado é se elogiar, se o elogio não vir de outros e sim de você mesmo, isso é ruim, então não se elogie, mas aceite receber e seja generoso em oferecer elogios. Leia na bíblia em Provérbios 27.2, Gálatas 6.14.
E o bajulador?
Saiba a diferença, porque existe a bajulação disfarçado de elogio. O bajulador faz isso par obter um apoio ou um benefício próprio — é tido como oportunista.
Para elogiar com sinceridade lembre de uma característica boa da pessoa, ou algo que a pessoa fez muito bem. Na bíblia fala do rei Ezequias que elogiou os levitas, 2 Crônicas 30.22. “Faça elogio sincero e honesto!”.
Diferença entre elogio e bajulação
Sincero ————————– Falso.
Do coração ——————– Da boca para fora
Autruísta ———————- Egoísta
Admirado ——————— Condenado