Quais são os 5 Solas da Reforma Protestante?

Depois da Corrupção Generalizada que em Roma, a sua alma aderiu á Bíblia mais que nunca. Ao chegar novamente ao seu convento, o vigário geral insistiu em que desse os passos necessários para obter o título de doutor, com o qual teria o direito de pregar. Lutero, porem, reconhecendo a grande responsabilidade perante Deus e não querendo ceder, disse: “Não é de pouca importância que o homem fale em lugar de Deus… Ah! Sr. Dr., fazendo isto, me tirais a vida; não resistirei mais que três meses” O Vigário geral respondeu-lhe: “Seja assim, em nome de Deus, pois o Senhor Deus também necessita nos céus de homens dedicados e hábeis”.

O coração de Lutero, elevado à dignidade de doutor em teologia, abrasava-se ainda mais do desejo de conhecer as Sagradas Escrituras e foi nomeado pregador da cidade de Wittenberg. Os livros que estuou e as margens cheias de anotações que escreveu em letras miúdas, servem aos eruditos atuais como exemplo de como cuidadosa e minuciosamente estudava tudo em ordem.

Acerca da grande transformação da sua vida, nesse tempo, ele mesmo escreve: “Desejando ardentemente compreender as palavras de Paulo, comecei o estudo da Epístola aos Romanos. Porém, logo no primeiro capítulo consta que a justiça de Deus se revela no Evangelho (vv. 16,17). Eu detestava as palavras: a justiça de Deus, porque, conforme fui ensinado, eu a considerava como um atributo do Deus santo que o leva a castigar os pecadores.

Apesar de viver irrepreensivelmente, como monge, a consciência perturbada me mostrava que era pecador perante Deus. Assim odiava a um Deus justo, que castiga os pecadores… Senti-me ferido de consciência, revoltado intimamente, contudo voltava sempre para o mesmo versículo, poque queria saber o que Paulo ensinava. Contudo, depois de meditar sobre esse ponto durante muitos dias e noites, Deus, na sua graça, me mostrou a palavra: ‘O justo viverá da fé.’ Vi então que a justiça de Deus, nesta passagem, é a justiça que o homem piedoso recebe de Deus pela fé como dádiva.” A alma de Lutero dessa forma saiu da escravidão; ele mesmo escreveu assim: Então me achei recém-nascido e no paraíso.

Heróis da fé — Autor: Orlando Boyer — Martinho Lutero O grande reformador(1483–1546)

Reflexão: Não tem como falar das 5 Solas da Reforma Protestante sem falar sobre Martinho Lutero, bom, não foi só ele que propôs a reforma da igreja católica, mas vários outros que como Lutero tiveram seus olhos abertos por Deus. Porém, o que se destacou e ficou para história foi Martinho Lutero porque através do que ele fez, se iniciou a reforma protestante.

Então, o que era a reforma protestante? Lutero propunha a reforma da igreja católica, pois um dia ele viajou para Roma e viu muitas coisas que ele não concordou, depois disso, se debruçou em aprender sobre a carta de Paulo aos Romanos como dito no texto do livro acima.

Foi nesse momento que ele entendeu sobre a graça de Deus, algumas das coisas que ele viu em Roma foi o abuso de autoridade do Papa, ou seja, ele era contra vendas de indulgências, o que significa isso? A igreja católica pedia doações em dinheiros em troca do perdão pelos pecados das pessoas, e tinha algumas indulgências especiais para barganhar a salvação.

Martinho era contra, pois, ele defendia a salvação pela fé, isto após ele ler uma bíblia velha latina que achou em uma biblioteca do convento. Dali em diante se pôs a entender o que queria dizer esse versículo: O Justo viverá da fé”, escrito na bíblia em Romanos 1.17. Então, ele entendeu, tanto que almejou passar o conhecimento desse versículo, das cartas de Paulo aos Romanos a todos.

Tinha algo que oprimia Lutero que era achar que precisa de pagar penitência para ter o perdão, ele começou a compreender que o que precisa é somente do arrependimento, que significa: Mudança de mentalidade, de rota e de comportamento é uma metanoia, em outras palavras, transformação de mente e vida.

Lutero entendeu que a salvação é dada pela fé, não se comprava com as vendas de indulgências e que para ter o perdão de Deus não precisa pagar penitência e sim se arrepender dos seus pecados. Assim ele propôs as 95 teses, ele não ia contra o Papa, muito menos contra a igreja Católica Romana, mas ele era contra a venda das indulgências como diz em um trecho do texto abaixo:

Sobre as 95 teses

Imagens do Google
Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou à porta da Igreja do Castelo em Wittenberg, as suas 95 teses, o teor das quais é que Cristo requer o arrependimento e a tristeza pelo pecado e não a penitência. Lutero afixou as teses ou proposições para um debate público, na porta da igreja, como era costume nesse tempo. Mas as teses, escritas em latim, foram logo traduzidas em alemão, holandês e espanhol. Antes de decorrido um mês, para surpresa de Lutero, já estavam na Itália, fazendo estremecer os alicerces do velho edificio de Roma. Foi desse ato de afixar as 95 teses da Igreja de Wittenberg, que nasceu a Reforma, isto é, que tomou forma o grande movimento de almas que em todo o mundo, ansiavam voltar para a fonte pura, a Palavra de Deus. Contudo, Lutero não atacara a Igreja Romana, mas antes, pensou fazer a defesa do Papa contra os vendedores de indulgências.

Martinho Lutero era um monge da igreja da católica, se levantou após notar esses dogmas religiosos da instituição, foi a partir desse momento que começa a se formar 5 pilares da reforma, os 5 Solas da Reforma Protestante que são as propostas que concentram os principais pensamentos dos reformadores. Esses pontos principais da teologia reformada que refutavam ensinos da igreja Católica, por isso, a partir desse movimento nasceu as igrejas protestantes que existem até hoje. Esses 5 Solas são:

  • Sola Scriptura = Somente a Escritura 
  • Solus Christus = Somente Cristo
  • Sola Gratia = Só a Graça
  • Sola Fide = Só a Fé
  • Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória

Diante dessa reflexão aprendemos precisamos realizar uma reforma em nossa vida e em nossos corações, espiritualmente falando. Que possamos fazer como Martinho Lutero que se debruçou em aprender mais e mais sobre o que nos ensina a bíblia. Almejo que você se proponha em aprender e viver a verdade da Escritura: ela é o verbo que se fez carne e habitou entre nós, Cristo nosso Salvador e redentor, a Graça que é a justificação e o favor imerecido, viva pela em Cristo que é a certeza das coisas que não vemos, mas esperamos e cremos, e dê a honra e a Glória somente a Deus.

Abaixo deixo um pequeno e-book com referência e explicação dos 5 Solas da Reforma Protestante para você baixar Gratuitamente.

Baixe o E-book Gratuito Clique Aqui

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s