O homem mais rico do Oriente e sua esposa — Parte 2

Série de reflexões dos vídeos do canal do YouTube da minha mãe Adalgiza Dias

Quando não sabemos falar dos nossos sentimentos, e ficamos em silêncio, não se preocupe porque Deus entende tudo o que você sente, mesmo antes de falar, ele sabe até seus pensamentos, quanto mais os sentimentos. O salmista disse:

“Antes mesmo de eu falar, SENHOR, sabes o que vou dizer”. Salmo 139.4

Diante das percas Deus conhece o nosso interior ainda que não sabemos falar o que se passa no coração. Para você entender melhor, recomendo que acesse o texto, Em memória lá explico porque estou com a série de reflexão do canal do YouTube da dona Adalgiza minha mãe.

Para quem não leu a reflexão anterior, acesse aqui — Parte 1

Imagem Livre para usar sob a 
licença Unsplash

Reflexão do video: Olá! Pessoal! Estou aqui para trazer a segunda reflexão dessa série do livro de Jó. Hoje falarei da mulher de Jó, mas antes quero dizer as palavras que ele disse. Quando ele perde tudo, ele se lança em terra, está escrito no capítulo um, versículo 21, e disse:

— “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O SENHOR o deu, o SENHOR o tomou; louvado seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem culpou Deus de maneira tola”. Jó 1.21

Então, depois que Jó perde tudo, ele fala essas palavras escritas acima. O conhecimento de Jó está bem distante do nosso. Afinal, como eu já falei, ele é do século, entre o século VII ao século I antes de Cristo. Não tinha como Jó saber porque foi uma reunião que Deus realizou e satanás se apresenta naquele momento (isso está escrito na Parte1 o link está acima). Então Jó fica sem conhecimento, mas a Bíblia diz que ele não pecou.

Hoje você e eu com o conhecimento que temos — sobre Jesus, se dissermos essas palavras: — “Deus me deu, Deus tomou”, estamos pecando. Porque, se não, estaremos atribuindo o mal que o diabo nos fez a Deus, e isto é pecado. Não podemos falar isso porque sabemos que quem tira as coisas da gente é satanás. Continuação da história: logo, depois teve outra reunião e novamente satanás se apresenta e pede agora para tocar na pele de Jó, ou seja, na saúde de Jó, no físico e Deus permite.

Jó fica totalmente doente, a carne do Jó apodrece, um sofrimento enorme e ele foi para fora da cidade, e com um caco (pedaço) de Telha se raspa para tirar aquela carne podre de cima dele. Tem uma coisa muito incrível aqui, quero que você preste atenção.

imagem do site freebibleimages.org

Sempre digo que a mulher de Jó é muito apedrejada pelos cristãos, né? Quem não já falou mal da mulher de Jó? Vamos lá para o capítulo dois, versículo nove, diz:

— “Então disse sua esposa a ele: Ainda reténs tua integridade? Amaldiçoa a Deus, e morre”.

Jó 2.9

Estas palavras são muito fortes. Como pode ela falar isso?Amaldiçoa Deus e morre”. Então Jó disse assim: “Não, não podemos falar isso. Ele nos deu as coisas boas, temos que aceitar as coisas más”.(parafraseando Jó 2.9). Essa parte já está explicado (no texto acima).

Quanto à mulher de Jó, ela estava totalmente desesperançada, ela não tinha mais esperança. Porquê? Porque esta mulher perdeu os seus sete filhos homens, e suas três filhas de uma só vez. Além disso, não tem mais nada de riqueza. Tudo o que ela tinha, foi perdido de uma hora para outra.

Uma mulher sem esperança

Imagem do site Pixabay License grátis para uso comercial.

A mulher de Jó falou o que estava sentindo, uma decepção total. Disse:

— “por que você continua íntegro? Jó não tem mais nada. Você já perdeu tudo. Olha você como está nessa situação. Só resta agora você morrer. Deus que fez isso acontecer conosco, e a única coisa que você tem que fazer, é desiste”. (parafraseando versículo acima)

Aí! Falo a você, quantas pessoas a vezes não perdem dez filhos, mas sim, um filho e fala um monte (de coisas ruins) para Deus? Enquanto esta mulher fala uma coisa terrível. Claro que é terrível amaldiçoar Deus, contudo, isso é algo que Deus compreendeu, o que ela disse, pois, estava expondo a sua tristeza, angústia, e sua desesperança.

Estas palavras fazem a gente lembrar que Deus é misericordioso até com as pessoas que não compreende a situação, o momento que estão vivendo e culpam a Deus, ainda que ela não tenha realmente esse conhecimento. Contudo, suas palavras foram muito forte, mas Deus não matou e nada fez com ela, Deus não permitiu que o diabo nem tocasse nela (no físico).

Esta mulher, não morreu e nem sentiu nada (no físico). Ela ficou desprovida, entretanto, depois, é claro, sabemos que Deus retribuiu a Jó. Contudo, até aqui você constata a sinceridade de Jó, que ele se mantém sincero. Ele não diz: “Deus, eu perdi tudo. O que farei da minha vida?” Mesmo que a mulher de jó tenha dito aquelas palavras (escritas acima), Jó retêm a sua sinceridade, e o que acontecerá depois?

Jó será um homem muito mais rico. Chegará o momento que ele receberá o dobro de tudo o que ele tinha. Entretanto, uma coisa é certa, Deus não dá mais duas mulheres para Jó. Deus não deixou a mulher dele morrer para dar outra mulher, por causa, das palavras que ela disse.

Deus entende a mulher de Jó e a perdoou. Esta mulher será uma benção depois na vida de Jó. Desse modo, muitas vezes falamos coisas (ruins), mas nós não paramos para pensar. Por quê? Porque, estas palavras vêm de uma pessoa que não tem entendimento. Então, digo mais uma vez: — “o seu entendimento hoje da palavra Deus não dá para se comparar com o conhecimento que eles tinham, né”?

Portanto, fique com essa revelação agora da Palavra de Deus. Quando você não entende as coisas, fique caladinho, busque a Deus que Ele vai te orientar. Por isso se você não tem nada para falar, não fale. Deixe Deus te responder no momento certo.

Também não largue Deus por nada, porque Ele é maior que qualquer coisa, que qualquer dinheiro do que saúde. Deus é mais-que-tudo. Quando temos a Deus, nós adquirimos todas as coisas. Uma coisa é certa não podemos perder a nossa esperança. Devemos confiar em Deus em todos os tempos. Aguardem a continuação dessa história!

Bom pessoal, para quem quiser também assistir o video que minha mãe conta essa história deixarei abaixo.

Canal do YouTube Adalgiza Dias.

Vamos nos conectar.

Entre no canal do Telegram!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s