O Homem mais rico do Oriente e o seu comentário sobre Jesus — Parte 5

Série de reflexões dos vídeos do canal do YouTube da minha mãe Adalgiza Dias

Um dia desses peguei um livro e durante a leitura uma citação ficou no meu interior, é baseado em Salmo 23.4 diz assim:

A palavra-chave do Salmo 23.4 é pelo. Continue a pelo vale da sombra, mas não acampe ali! Esse não é um lugar onde você queira permanecer. Prossiga até sair do outro lado. Você conseguira!Karen Jensen

O vale é lugar de baixa altitude cercado por áreas mais altas. Entenda, ninguém passa somente pelas montanhas altas na vida, passamos também por lugares baixos, pelo vale da sombra, sendo nos momentos de percas familiares, ou por outro motivo. Digo isso porque esse é o momento que estou passando, porém, essa citação diz: — não fique acampando ali, esse não é nosso lugar, devemos prosseguir até sair do vale.

Nesse momento da minha vida em que perdi minha mãe, escolho prosseguir e não ficar acampada no vale da sombra, e nem na tristeza a vida toda e não aceito isso se tornar uma depressão, porque Deus não quer isso para mim e muito menos minha mãe ia querer.

Minha mãe Adalgiza Dias me ensinou esse caminho. Caminhar com Jesus é o melhor a se fazer na vida, por isso, desde a infância e adolescência sigo Ele. Jesus passou pelo vale e venceu na cruz por mim e você, quando ressuscitou ao terceiro dia.

Estou dedicando os esses posts do mês passado e desse mês Em memória dela, pois ela foi uma professora, pastora da bíblia sagrada. Estou com esse projeto colocando em texto os vídeo da série que ela fez do homem mais rico do oriente. Acompanhe comigo, o que Jó tem a ver com Jesus? Vamos lá!

Para quem não leu a reflexões anteriores, acesse aqui: Parte 1, Parte 2Parte 3, Parte 4.

Pixabay License Grátis para uso comercial.

Reflexão do video: Olá pessoal, tudo bem com vocês? Estou na quinta reflexão do livro de jó. Hoje quero explicar algo incrível sobre as palavras que ele disse, porém, antes falarei um pouco a respeito do Livro de Jó (não historia de jó).

O livro foi escrito entre 1450 e 1455 antes de Cristo. Essa data foi dada para Gênesis, ou seja, dada também para os cinco primeiros livros da Bíblia. Por isso, podemos dizer que foi Moisés quem escreveu o Livro de Jó, essa informação, pouca gente sabe. À terra natal de Jó está explícita na Bíblia, lá diz que ele morava em Uz.

Onde é que fica Uz? Claro, sabemos que ele morava no Oriente, mas esse lugar onde ele habitava estava entre as fronteiras da Arábia e do país de Edom, portando, Jó também não era um israelita. Mas Deus realizou uma obra linda na vida dele e podemos ver o trabalhar de Deus na vida das pessoas hoje também.

Porém, agora quero falar de uma das palavras mais bonitas que Jó falou. Antes quero convidar você, a ficar comigo ate terminar essa historia falta duas partes e para quem não acompanhou os links dos outros textos estão acima, leia e você entenderá melhor. Bom, então o que acontece no livro de Jó, capítulo 19, versículo 25 a 27? diz o seguinte:

Meu Redentor vive

Foto do site Pexels.com

Porque sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre à terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso, o meu coração se consome dentro de mim. Jó 19.25-27

Estas palavras foram inspiradas pelo Espírito de Deus e podemos falar isso porque Jó não conheceu a Jesus, (Jesus veio muito tempo depois) não tinha como ele conhecer e nem saber quem era Jesus. Porém, naquele tempo Jó cria que existe um redentor, ele mesmo disse: — “o meu redentor vive e por fim se levantará sobre à terra”.

Este “levantará sobre à terra” está falando da morte de Jesus e sobre a missão que Ele veio para cumprir. Jó diz assim que iria ver com os próprios olhos a pele dele se restaurar ele tinha essa fé, essa certeza e convicção, ou seja, nos sabemos que o nosso Redentor já veio sendo levantado, morto naquela cruz (e depois ressuscitado).

Porém, Jó não tinha como saber, mas o espírito de Deus que estava presente com ele o fortificou, não deixou ele desanimar e em todo tempo auxiliou ele. Jó era fiel, um homem justo e sofredor. Era tanto justo como sofredor, mas em nenhum momento ele desanimou. Em romanos 8. 38–39 diz assim: — “que nada nos separará do amor de Deus” e isso aconteceu com Jó.

Porque estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8.38-39

Então isso está falando do próprio Jesus. O que significa essa palavra Redentor? Essa palavra significa remidor, Libertador, ou seja, ele cria em Jesus mesmo sem ter noção do que aconteceria no futuro. Então, é maravilhoso ver o trabalhar de Deus no livro de Jó.

Portanto, nós temos esta lição hoje, porque estamos na nova aliança e não imaginamos pessoas que não tiveram oportunidade de conhecer Jesus, e mesmo sem ter essa possibilidade criam em Deus, elas tiveram uma fé viva, e uma convicção.

Enquanto, nós, eu e você que conhecemos a Jesus muitas vezes desanimamos com coisas que não chegam nem aos pés do que Jó passou, não temos nem a fé que Jó teve, muito menos queremos o sofrimento que Jó passou. Mas hoje em Cristo Jesus podemos declarar como Jó falou pelo Espírito de Deus, que o nosso Redentor vive e que ele não vai se levantar, porque isso já se concretizou, ou seja, isso porque Jó está antes de Jesus.

Desse modo, podemos dizer: — “Glória a Deus porque meu redentor já veio na face da tera e morreu para me salvar”. Podemos ver também que em Isaías 53 está falando que Jesus levou sobre sí todas as nossas dores e doenças.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Isaías 53.4-5

Se Jó tivesse vivo hoje, ele ia pregar Isaías 53 que verdadeiramente Ele (Jesus) tomou sobre si as nossas dores e enfermidades porque Ele restaurou a pele de Jó, e foi isso que Jesus veio fazer naquele dia em que morreu para nos salvar.

Sobre a paciência de Jó

Imagem do site freebibleimages.org

Que maravilha né gente, saber que um livro tão antigo do período de Gênesis pode falar sobre o redentor Jesus Cristo, isso, então fique com esta palavra, é maravilhoso ver isso. Muitas vezes também conversamos sobre a paciência de Jó, logo a gente pensa o seguinte: Que paciência é você estar doente e dizer:

– Aí meu Deus eu to aguentando mais um pouquinho.

– Nossa, eu to quase morrendo, mas consigo aguentar.

Isso não é paciência e sim, falta de entendimento. Paciência é a pessoa se manter firme, é uma posição que ela toma, que ela assume diante dos problemas. Não é uma paciência de ser passivo, ou seja, de ficar calado sofrendo, não. Jó, por, exemplo: fez 16 perguntas para Deus e Ele não respondeu nenhuma. Sabe o que Deus fez? Deus perguntou 70 perguntas para Jó. Que lindo né? Jó não se sentiu abandonado por Deus.

Então esta é a quinta reflexão, espero que você ame essa ministração porque isso foi direção de Deus, Ele que me deu, eu não prego nada sem Deus falar comigo. Tenho certeza que vai te ajudar bastante.

Aguarde a próxima reflexão! Compartilhem essa mensagem com quem você quiser, nos grupos, pois é tão bom observar as pessoas conhecerem a palavra de Deus (os textos bíblicos). São mensagens que muitas vezes você não vê por aí, mas Deus me inspira e eu dou, Porque para que quero né? Eu não levarei essas mensagens para uma cova, não tenho nada para esconder, e falarei tudo que Deus está me dando para vocês.

Pessoal, para quem quiser também assistir o video que minha mãe conta essa história deixarei abaixo.

Canal do YouTube Adalgiza Dias.

Vamos nos conectar.

Entre no canal do telegram!

Se conecte comigo em outras redes!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s